Calumbi, no Sertão pernambucano, foi a cidade do País em que a petista Dilma Rousseff, eleita a primeira presidente mulher da história, teve a vitória mais folgada sobre o adversário, o tucano José Serra. Foram 96,51% dos votos válidos (4.142), contra 3,49% (150) do oponente. O município do Nordeste tem 5.784 eleitores – 4.454 compareceram para votar neste domingo (1º).
Fora do país, Dilma teve quase todos os votos em Havana, Cuba, terra dos irmãos Castro. Foram 248 votos (ou 97,64%), contra apenas seis de José Serra (2,36%).
Entre os colégios com mais de 200 mil eleitores, a disputa mais acirrada ocorreu em Belo Horizonte (MG), cidade natal de Dilma. Levantamento com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que ela ganharia a eleição mesmo se fossem computados apenas os votos do Sudeste, do Sul e do Centro-Oeste.
Dilma teve mais de 55 milhões de votos no país; Serra teve pouco mais de 43 milhões. No Nordeste, a vantagem de Dilma foi elástica: 18 milhões de votos, contra 7 milhões do tucano. No Norte, ela venceu por 4 milhões a 2,9 milhões.
Se todos os eleitores das duas regiões forem excluídos da conta, no entanto, a petista ainda aparece na frente. Tem 33,2 milhões de votos, contra 32,9 milhões – uma margem pequena, de 275 mil votos, mas suficiente para elegê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado e opinião para o PDT/PE