Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

Para o prefeito José Queiroz Adutora do Agreste é um sonho que está virando realidade

Representantes de 15 municípios do Agreste, entre prefeitos e secretários, estiveram reunidos no auditório da Associação Comercial de Caruaru (Acic) para conhecer o projeto da Adutora do Agreste. A abertura do evento foi realizada em conjunto pelo prefeito José Queiroz (PDT), e pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares. O chefe do executivo frisou a importância da obra para a população dos municípios atendidos e falou da sua satisfação em ver a interiorização das ações do Governo do Estado.

"Quando o governador Eduardo Campos nos apresentou o projeto embrionário da Adutora do Agreste há algum tempo, eu me perguntei se um dia aquilo ia deixar de ser um sonho. Hoje, vejo o projeto criar corpo e fico muito feliz. Sei que o passado de sofrimento vai ficar para trás. Isso é uma certeza", disse. O presidente da Compesa, Roberto Tavares, destacou que esta é uma obra grandiosa que deve orgulhar a todos os pernambucanos. "Serão instalados mais de 1.300 km de tubulação, atendendo 67 municípios. É a garantia de sustentabilidade hídrica por muitas décadas", pontuou.

Plano Nacional de Educação

Ontem (25), o município de Olinda debateu o Plano Nacional de Educação (PNE). O evento aconteceu a partir das 9h, na Câmara Municipal, e foi aberto ao público. Os deputados federais Paulo Rubem Santiago (PDT) e Raul Henry, membros da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, e a deputada estadual Teresa Leitão (PT), foram convidados para a mesa de discussão.

O deputado Paulo Rubem Santiago, que além de titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, integra a Comissão Especial que analisa o futuro PNE e é relator setorial para o financiamento da educação no PNE, explica que o Câmara Federal, junto com os estados e municípios, estimula e cria as condições para que sindicatos, movimentos sociais, educacionais e entidades ligadas à temática participem ativamente das discussões, apresentando emendas ao projeto. Ele já apresentou 105 emendas, a maioria a pedido de entidades.

Caruaru realiza o 1º Círculo de Diálogo de Pernambuco

Primeira cidade de Estado a sediar o Círculo de Diálogo, Caruaru recebeu na terça-feira passada representantes dos setores público, privado, não governamental e representantes dos movimentos sociais para discutir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela ONU em 2000. O seminário foi realizado pelo Movimento Nós Podemos em parceria com a Prefeitura de Caruaru.

Em seguida foram montados grupos de trabalho em oito salas temáticas, cada uma tendo como foco um dos objetivos. “O interesse que tínhamos em Caruaru, além de criar o movimento, seria que a cidade influenciasse, da forma como ela influencia, através do seu comércio, do seu desenvolvimento e de suas realizações, os mais de 60 municípios de seu entorno, que podem aderir a essa proposta. A grandiosidade do município de Caruaru, não só pelo seu desenvolvimento, mas, também, pela referência histórica do município e posição privilegiada, que de certa forma tem uma relevância para o movimento nacional”, afirmou Inalda Barros, Consultora da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).