Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A despedida de Lula


foto por: Jedson Nobre

Lula se emocionou durante o elogios feitos a ele por Eduardo e na sua própria fala. Foi sua décima visita ao Estado, só neste ano. No início do mês, esteve em Salgueiro para inspecionar as obras da Transposição. Agraciado pelo governador com a maior comenda do Estado - a Ordem do Mérito dos Guararapes -, o presidente brincou dizendo que dormirá com a faixa no próximo sábado, quando entregará a faixa presidencial à presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

Também não se esqueceu de agradecer a Deus. “Se não fosse o dedo de Deus, não era normal que um retirante de Caetés que fugiu para não morrer de fome, se tornasse presidente do Brasil. Quem não acredita em Deus, pode acreditar que ele existe”, afirmou, questionando se o público não achava que ele poderia ser pastor quando deixar o cargo.

Em seguida, o petista relembrou sua ações no Nordeste ao citar a Ferrovia Transnordestina, a Refinaria Abreu e Lima, a Transposição do Rio São Francisco e um trecho da BR-101, que está sendo reformado. Na hora em que ele subiu ao palco, a Polícia Militar estimou cerca de 30 mil pessoas presentes. Estiveram presentes no camarote presidêncial membros do PDT-PE; Wellington Batista, Túlio Gadelha, Guilherme Uchoa e Paulo Rubem Santiago.

Serão os suplentes de partidos ou coligações?

A nomeação do novo secretariado de Eduardo Campos (PSB) abriu seis vagas nas Casas Legislativas, sendo duas na federal e quatro na estadual. Junto veio a polêmica de quem as ocuparia: se aos suplentes de partidos ou coligações. Nada está definido e a data limite para decidir a questão, espera-se, é 1º de fevereiro, quando os novos mandatários serão empossados.

No caso dos suplentes da coligação Frente Popular de Pernambuco, Paulo Rubem (PDT) ficaria com a vaga para federal. O pedetista, afirmou que há um parecer da assessoria jurídica da Câmara dos Deputados de convocar os suplentes da coligação.

Na Assembleia Legislativa, o presidente Guilherme Uchôa (PDT) está no aguardo de uma decisão nacional. A Casa consultou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) sobre o assunto, mas ainda aguarda resposta. A data em que os novos secretários vão assumir as pastas também não foi definida. Até a sexta-feira, os deputados devem ir ao Palácio do Campo das Princesas para negociá-la. Pedem que seja depois do 1º de fevereiro. Caso contrário, tomarão posse nas secretarias, precisarão ser exonerados para tomar posse na Assembleia e, depois, se licenciar novamente para assumir  os novos cargos.

Entrevista com Wolney Queiroz

O Blog do Vanguarda conversou com o deputado federal Wolney Queiroz sobre as indicações de Raquel Lyra e Laura Gomes para o secretariado do governador Eduardo Campos.

Como o senhor recebeu a notícia das idas de Raquel e Laura para o secretariado?

Na verdade esta foi uma decisão que foi tomada em conjunto entre eu, o prefeito José Queiroz e o governador Eduardo Campos. Nós guardamos o segredo até que ele fizesse o anúncio. O segredo estava guardado até que as duas fossem comunicadas.

Foi bom para o grupo a convocação feita pelo governador?

Eu achei muito bom, o prefeito José Queiroz também. Fortalece a cidade, a representação política de Caruaru e eu acho que dá uma cara nova ao governo de Eduardo. Ele queria que este secretariado representasse o primeiro ano do novo governo e não o quinto ano do primeiro governo.

E a força que Caruaru perde na Assembleia Legislativa?

Na prática Caruaru continuará tendo a participação de Raquel e de Laura. Se não na Assembleia, mas no Governo do Estado, que é tão importante quanto. São duas secretarias importantes onde elas poderão fazer muito pela nossa cidade.