Pesquisar neste blog

Livros - Memória Trabalhista


A Jangada do Sul - Getúlio, Jango e Brizola
A Jangada do Sul - Gilberto Felisberto Vasconcelos, escritor, sociólogo e jornalista, está com um novo livro na praça. Trata-se de A Jangada do Sul - Getúlio, Jango e Brizola, um ensaio contundente do papel desses três artífices do Trabalhismo e de uma reflexão sobre os rumos de nosso projeto como Nação, agora que se foi o último desses heróis do nacionalismo.


Brizolismo

Fim de século: qual será o destino da sociedade contemporânea e da política brasileira? Uma reflexão que João Trajano Sento-Sé desenvolve no livro Brizolismo, co-edição da Espaço e Tempo e Editora FGV. O livro é um convite ao debate. Com o objetivo de repensar os problemas do país e buscar soluções, o autor descreve a saga brizolista, a trajetória política do líder gaúcho e sua incansável candidatura à presidência da República. Analisa várias décadas até a de 80, na qual o compromisso maior era a transformação do Brasil e não o sucesso profissional.

Plim-Plim, a peleja de Brizola contra a fraude eleitoral

Livro-reportagem dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, ex-Globo e atualmente na Rede Record, e Maria Helena Passos sobre o Caso Proconsult, a célebre tentativa de fraudar as eleições para governador do Rio de Janeiro em 1982.


A Era Vargas

Editado pela Casa Jorge Editorial, o livro de José Augusto Ribeiro, em três volumes, constitui um dos relatos mais completos da chamada "Era Vargas", o período (1930-1945 e 1951-1954) que dotou o Brasil de uma verdadeira estrutura de estado.


Que as Armas Não Falem

Em agosto de 1961, com sete meses quase cumpridos de seu governo, Jânio Quadros renunciou em meio a uma crise que não parecia insolúvel como a que, havia exatos sete anos, encerrara tragicamente o governo Getúlio Vargas. Jânio foi embora de repente, queixando-se das "forças terríveis" que tolhiam o governo.


João Goulart - lembranças do exílio

Livro de 275 páginas e escrito por um uruguaio, o jornalista Jorge Otero, lembrou no dia 6 dezembro, no Rio de Janeiro, o 25o. aniversário de morte do presidente deposto pelo golpe militar de 1964. Leonel Brizola escreveu as orelhas do livro.


Fidel Castro - Uma biografia consentida

Biografar uma vida como a de Fidel Castro exige fôlego. A jornalista e historiadora brasileira Claudia Furiati pesquisou em Cuba durante cinco anos para chegar ao resultado: uma biografia consentida de Fidel. Consentida porque ele só lerá o livro depois de pronto e se dá o direito de discordar do que foi escrito.


Com a palavra Leonel Brizola

Livro de Osvaldo Manescky, Madalena Sapucaya e Paulo Becker reuniu o pensamento de Brizola sobre as questões mais transcendentes da atualidade.


A Rebelião da Legalidade

A Rebelião da Legalidade é o relato do período da renúncia do então Presidente da República, Jânio Quadros, em de 25 de Agosto de 1961 até a posse de seu vice, João Goulart em 07 de Setembro de 1961


O Príncipe da Moeda

A revista Veja de 13/08/97 chama a atenção para o livro O Príncipe da Moeda, do escritor Gilberto Vasconcelos, com detalhes inéditos sobre a vida de Fernando Henrique Cardoso e sua turma de sociólogos que assumiu o poder no Brasil em 1995.


El Caudillo - Perfil Biográfico de Leonel Brizola

Livro de 544 páginas, publicado pela Editora Aquariana, SP, em junho de 2008, e de autoria do jornalista FC Leite Filho, traça atrajetória política de Leonel Brizola, desde o menino de pé no chão num distrito gaúcho perto de Carazinho até seus últimos dias. O autor se preocupou em focar na mensagem nacionalista do líder do PDT e na obra administrativa, da qual se destaca não só a educação, como a reformulação e implementação de todo um modelo que revolucionou a gestão pública no Brasil.