Pesquisar neste blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O presidente da OAB-PE vai criar um grupo de advogados para esclarecer população para as eleições

Henrique Mariano
O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano divulgou, em priemira mão, à Rádio Folha, que no próximo dia 12 de agosto o órgão,em parceria com a Arquidiocese de Recife e Olinda, vai montar uma estrutura física no colégio São José, na Boa Vista, com advogados para atender a população e esclarecer dúvidas sobre legislação eleitoral. O grupo será treinado pela comissão estabelecida para apurar denúncias de irregularidades na ação dos pleiteantes. "A iniciativa vem para fortalecer o entendimento da Lei do Ficha Limpa, no âmbito da sociedade, e vem complementar nossas iniciativas como a campanha Vote Limpo, que compreende uma cartilha para orientação do eleitorado sobre a importância do voto e as práticas ilícitas dos candidatos em época de eleição", disse Mariano.

O avogado questionou também as queixas dos candidatos que tiveram seus registros indeferidos pelo TRE, baseados na nova lei complementar. "Alei foi sancionada antes de o processo eleitoral ter começado, portanto, não há uma dupla punição aos candidatos que já foram condenados pelo Tribunal de Contas. O que acontece é que a lei trouxe novos critérios de elegibilidade", explicou, demonstrando preocupação pelas "manobras" que alguns "fichas sujas" utilizaram, por meio da aprovação de contas na Câmara de Vereadores, para escapar das condenações. "Institucionalmente quem tem a legitimidade de rejeitar contas é o TCE, que tem pessoal técnico e competência para o assunto. O legislativo não pode se sobrepor às suas funções", afirmou. Até agora, das 7 candidaturas indeferidas por ficha suja, 4 delas foram baseadas em desaprovação de contas pelo TCE.

Fonte: Blog da Folha

Caruaru é a única cidade do Nordeste a participar da 8ª edição do FLIP

Em questão de leitura, Caruaru é exemplo, sendo a única cidade do Nordeste a participar da 8ª edição do FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro.

A Festa Literária Internacional de Paraty 2010, acontece entre os dias 04 a 08 de agosto. No dia 05, às 15h na Casa Brasil Literário, o Secretário Executivo de Educação de Caruaru, Tony Galvão, e a coordenadora do projeto Escola Leitora, da ONG Bagulhadores de Mió, Ana Escurra, estarão discutindo Políticas Públicas de Leitura, mostrando o projeto “Escola Leitora” como modelo de estímulo à leitura na esfera pública.

O FLIP já se tornou um dos maiores eventos culturais da América-Latina. A programação inclui palestras, shows, apresentações de teatro, lançamentos de livros além de outros eventos paralelos.

Paulo Rubem lança candidatura em Jaboatão

Paulo Rubem (PDT) lança candidatura a federal, nesta sexta-feira (6), em Jaboatão. A festa começa às 19h, na Darcy Souza Recepção, Av. Arão Lins, 169, em Piedade. A entrada é aberta ao público.

O deputado federal pelo PDT fará dobradinha no município com Raquel Lyra (PSB), que também investe na área jurídica e de direitos humanos, que são temáticas de interação das candidaturas. Além, é claro, de apoiarem o governador Eduardo Campos.

Paulo Rubem Santiago é deputado federal pelo PDT de Pernambuco, está no 2º mandato na Câmara, sendo o federal de maior atuação em Jaboatão. Os cidadãos do município conhecem de perto a atuação dele no município. Foi ele quem mais apresentou emendas ao orçamento para trazer investimento para Jaboatão, totalizando mais de R$ 8 milhões nos últimos dois anos.

Com 30 anos de dedicação à militância social, sindical e política, o parlamentar luta pelo bom uso do dinheiro público, coordena a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e é um dos 22 autores do Projeto Ficha Limpa, o único de PE. A Lei Ficha Limpa proíbe a candidatura de pessoas condenadas na Justiça por um colegiado.

Atualmente, além de ser vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Paulo Rubem é titular da Comissão de Direitos Humanos e minorias e da Comissão de Defesa do Consumidor. Este ano, foi convocado para a relatoria do Sistema Nacional de Cultura, e em 2009, do Vale-Cultura.

Melhoria no trânsito em Garanhuns vem sendo realizado pela prefeitura

A Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), órgão ligado à Prefeitura de Garanhuns, deu inicio a uma série de ações que objetivam garantir uma melhor ordenação do trânsito da cidade. Revitalização de semáforos; da sinalização horizontal; implantação e revitalização da sinalização vertical com a instalação de novas placas são algumas das ações que já estão sendo viabilizadas pela AMTT.

Os trabalhos vêm contemplando, inicialmente, a avenida Rui Barbosa, que já apresenta uma nova sinalização horizontal em grande parte da via. As ações ainda contemplarão as avenidas Júlio Brasileiro; Santo Antônio; Dantas Barreto e avenida Barão do Rio Branco, bem como as ruas 15 de Novembro; Dr. José Mariano; Melo Peixoto e Dom José. A previsão é que num prazo de quinze dias os serviços estejam concluídos.

Mais tempo para a Frente Popular na rádio e televisão

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) anunciou ontem o formato do guia eleitoral e das inserções partidárias, que estreiam no próximo dia 17.

Com 6 minutos e 45,11 segundos, a Frente Popular de Pernambucoque tem o governador Eduardo Campos (PSB) concorrendo, ficou com o maior tempo de exposição na disputa majoritária, como estava previsto, devido ao número de partidos que compõem a aliança – 15. A coligação Pernambuco Pode Mais (PMDB/ DEM/PPS/ PSDB/PMN), encabeçada pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), mesmo tendo cinco siglas, soma 6 minutos e 35,29 segundos – dez segundos a menos que os governistas.

As demais chapas majoritárias ficaram bem atrás. PV (de Sérgio Xavier) tem 1m9,68s; PSOL (de Edilson Silva), 55,64s; PCB, 51,43s; PSTU (de Jair Pedro), 51,43s; e a Coligação Um Novo Tempo (PRTB e PTN, com Anselmo Campelo), também 51,43s. A veiculação começa no dia 17 de agosto e termina no dia 30 de setembro, sendo as segundas, quartas e sextas-feiras destinadas às propagandas de candidatos a governador, senador e deputado estadual. Nas terças, quintas-feiras e sábados, o espaço será dos candidatos a presidente da República e deputado federal.

O horário eleitoral gratuito tem 50 minutos, sendo exibido duas vezes ao dia, pelas emissoras de rádio, das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50, e outras duas vezes pelas emissoras de televisão, de 13h13h50 e das 20h30 às 21h20.Também foram anunciados a ordem, número e tempo de inserções partidárias que cada sigla terá direito na tv e rádio. As sobras de tempo também foram sorteadas e, mais uma vez, a Frente Popular de Pernambuco ficou com o maior tempo, além do maior número de inserções: são 203 vídeos e chamadas de rádio, de 2 minutos e 15,03 segundos para a disputa ao Governo e o mesmo número para o Senado. A coligação Pernambuco Pode Mais ficou na segunda melhor condição, com 198 veiculações de 2m11,76s cada, bem longe do terceiro “maior” grupo de inserções: 35 propagandas de 23,22 segundos destinadas ao PV. PSOL terá 28 inserções, de 18,54s; PCB, ficará com 26 veiculações de 17,14s; Um Novo Tempo e PSTU terão 25, com o tempo de 17,14s.