Pesquisar neste blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pleno do TSE vem adotando postura diferente da de Marco Aurélio Mello

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Marco Aurélio Mello, que acatou monocraticamente o recurso de José Augusto Maia (PTB), fazendo-o tomar a vaga de Paulo Rubem Santiago (PDT) na Câmara Federal, vem se posicionando contra a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano. Em julho, quando a corte julgou o assunto, ele foi o único ministro, entre sete, que entendeu que a lei não deveria ser aplicada nas eleições de 2010.

Agora, Paulo Rubem deverá recorrer da decisão monocrática ao pleno da corte, que, em várias situações, tem se mostrado contrárii ao do ministro no que diz respeito à aplicação da Ficha Limpa.

Qualquer que seja a decisão do Pleno, a disputa ainda deverá ser levada ao Supremo Tribunal Federal. Se não houver um novo julgamento até o dia da posse, Maia será diplomado, mas poder vir a perder o mandato em caso de decisão contrária a seu registro.

Dilma segue liderando pesquisa

A três dias da eleição, o Ibope divulgou nova pesquisa em que aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) com 57% dos votos válidos (com a exclusão dos brancos e nulos) e o candidato José Serra (PSDB) com 43%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Na última pesquisa do Ibope, divulgada no último dia 20, Dilma aparecia com 56% dos votos válidos e Serra com 44%. O levantamento foi realizado com 3.010 eleitores, entre os dias 26 e 28 de outubro.

A pesquisa, encomendada ao instituto pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, está egistrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de protocolo 37596/2010.

Pelo critério de votos totais (que incluem no cálculo brancos, nulos e indecisos), Dilma Rousseff soma 52% das intenções de voto, e José Serra, 39%. As intenções de voto em branco ou nulo acumulam 5%, segundo o Ibope. Os eleitores indecisos são 4%.

Nos votos totais da pesquisa anterior do Ibope, do último dia 20, Dilma tinha 51%, e Serra, 40%. Brancos e nulos eram 5%, e indecisos, 4%.

Lula substitui comício por caminhada no Centro

A caminhada vai substituir o comício que seria realizado, ontem, no Marco Zero. O evento foi cancelado em razão da viagem de Lula a Buenos Aires para acompanhar o velório do ex-presidente da Argentina Nestor Kirchner.

A chegada do petista ao Recife está prevista para as 15h. Ele seguirá do aeroporto direto para a Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, de onde seguirá em carro aberto até o Pátio do Carmo. No roteiro, as avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto. Segundo os organizadores, os três quilômetros do percurso deverão ser percorridos em uma hora. O presidente embarca para Brasília logo após a mobilização.

No carro principal, junto com o presidente, estarão o governador Eduardo Campos (PSB), o prefeito interino do Recife, Milton Coelho (PSB), o vice-governador João Lyra (PDT), os senadores eleitos Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) e João Paulo. Um segundo veículo irá acomodar parlamentares e lideranças políticas.