Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de março de 2011

PDT debate Reforma Política, hoje, em Brasília

Financiamento público de campanha, sistema de listas pré-ordenadas, voto distrital e sistema eleitoral. Estas são algumas questões relacionadas à Reforma Política, tema que será debatido na reunião das bancadas do PDT, da Câmara e do Senado, e Executiva Nacional nesta terça, às 10h da manhã, em Brasília.

Com pontos importantes e polêmicos no projeto da Reforma Política, que ainda inclui fidelidade partidária, voto facultativo, eleição proporcional, reeleição, cláusula de barreira, aumento da representação feminina, fortalecimento dos partidos e suplente de senador, a discussão interna sobre o tema busca contribuir para formação da agenda política e para a construção de uma unidade sobre a reforma, alinhada com o discurso partidário.

Além disso, o debate com senadores, deputados, dirigentes partidários, especialistas, técnicos vai ajudar a definir quais pontos são essenciais e urgentes, necessários para corrigir as distorções presentes no atual sistema político brasileiro, e quais são as questões secundárias, mas não menos importantes, no projeto da reforma e que também merecem atenção.

Novo Pátio do Forró

O prefeito José Queiroz (PDT) foi visto saindo por três vezes do escritório do arquiteto Haroldo Bernardino, que está sendo responsável pela elaboração do novo projeto para o Parque de Eventos Luiz Gonzaga, após a derrubada da Vila do Forró. As visitas do chefe do Executivo fazem parte das discussões do que será feito no espaço. O que se sabe é que a construção de uma nova Vila do Forró, como havia sido comentado anteriormente, está descartada neste momento. Com o espaço derrubado, não está nos planos uma nova construção daquele tipo, e, sim, um novo modelo para o Pátio do Forró. O prefeito deve realizar novas visitas para conclusão do projeto nos próximos dias, já que o São João 2011 se aproxima e intervenções precisarão ser feitas com pressa.

Lupi participa de reunião ao lado de Dilma

Após cerca de duas horas de reunião entre a presidente Dilma Rousseff e as centrais sindicais, o governo conseguiu um acordo para aplicar, neste ano, o reajuste de 4,5 por cento na tabela do Imposto de Renda da pessoa física, como queria, em troca de estabelecer uma política de correção para os próximos quatro anos.

A informação é do presidente de uma das centrais, que pediu para não ser identificado. A aplicação dos 4,5 por cento equivale ao centro da meta de inflação neste ano. O mesmo critério deve ser aplicado de 2012 a 2015.

"Nós aceitamos um valor para quatro anos, um valor que não deve passar do centro da meta", disse o presidente da central.

A política de correção da tabela do IR deverá ser implementada por medida provisória, segundo esse mesmo sindicalista.

Inicialmente, os representantes dos trabalhadores queriam que o governo reajustasse a tabela em 6,47 por cento este ano, o equivalente ao INPC acumulado em 2010. O governo, porém, sempre acenou com os 4,5 por cento. Nesta última sexta, participaram com Dilma os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Carlos Lupi (Trabalho).

Lupi seguirá à frente do PDT

O PDT vai realizar sua convenção no próximo dia 25 para reconduzir o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, à presidência do partido. Segundo o presidente em exercício, Manoel Dias, está sendo construída uma chapa única para a eleição, mas ainda não foi definido quem ficará com a 1ª vice- presidência e assumirá a função de Lupi, se ele renovar sua licença. Dias minimizou os problemas que o partido enfrentou junto ao governo e reafirmou que o PDT continuará aliado a Dilma Rousseff.