Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Wolney não chega a tempo para inaugurações na BR-104

O deputado federal Wolney Queiroz não compareceu às inaugurações na BR-104, na tarde desta quinta-feira (15) ao lado do governador Eduardo Campos, do vice João Lyra Neto e do prefeito José Queiroz. Por causa num atraso no voo de Brasília para Recife, o pedetista não conseguiu chegar a tempo. Wolney lamenta o fato de não ter comparecido a inauguração de dois dos quatro viadutos no perímetro urbano de Caruaru e do primeiro trecho duplicado da rodovia, que tem participação sua através de emenda de bancada.

O representante de Caruaru em Brasília, no entanto, pretende utilizar os viadutos e a pista duplicada durante este final de semana para sentir o que o governador Eduardo Campos chamou de "gostinho" de quando a obra estiver totalmente pronta. A emenda com recursos para a duplicação foi aprovada pela bancada para o Orçamento da União de 2008. A obra foi incluída entre as prioridades de Governo Federal e a parceria com o Governo do Estado foi fundamental para que chegasse no primeiro semestre de 2011 com inaugurações deste tipo.

Projeto para capacitar o cidadão

O projeto intitulado Rumo ao Mercado de Trabalho, coordenado pela Secretaria de Educação de Ipojuca, capacitou três turmas para as atividades profissionais de Auxiliar Administrativo, Construção e Reparos e Instalações Elétricas, entregando certificados a 400 jovens cadastrados na sede do município e nos distritos de Nossa Senhora do Ó e de Camela. Os alunos que se submeteram ao programa de quatro meses nas áreas de construção e de eletricidade já foram contratados por empresas com atuação no complexo industrial e portuário de Suape, conforme explica a titular da pasta de Educação municipal, Eliete Lins.

Novos cursos serão realizados a partir do mês de março vindouro, ampliando inclusive a oferta de treinamentos e capacitações em outras atividades técnicas de nível médio focados no mercado de trabalho das empresas que operam em Suape.

O projeto Rumo ao Mercado de Trabalho vem sendo considerado pelos experts em educação técnica como um dos mais eficientes processos de inclusão em curto prazo nas vagas oferecidas pelas corporações instaladas no pólo de desenvolvimento industrial do litoral Sul pernambucano.

Prefeitura de Caruaru adquire novos ônibus escolares

Com muita segurança e conforto. Assim será o deslocamento de mais de mil crianças e adolescentes até as unidades de ensino do município localizadas na Zona Rural de Caruaru. Os ônibus adquiridos pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, já se encontram em plena circulação, todos estão regularizados, emplacados, segurados e identificados, conforme determina a lei. Cada qual tem capacidade para transportar 50 passageiros sentados, isto é, a demanda dos estudantes dos quatro distritos do município, que antes dependiam de passes estudantis, disponibilizados pela Secretaria de Educação, para utilizar a linha de transporte regular, além de Vans e Toyotas.

A rota dos ônibus foi elaborada para atender às comunidades dos quatro distritos da cidade. No 1º distrito, a rota contemplará os Sítios Cipó e Campos. Poderão fazer uso da nova linha de transporte escolar, no 2º distrito, os alunos residentes nas comunidades rurais de Lajes, Jacaré Grande, Cachoeira Seca, Lagoa Roçada Palmatória e Juá. Já no 3º distrito, os alunos com destino à unidade escolar de Serra Velha contarão com dois ônibus. Estudantes do 4º distrito, onde ficam localizados os sítios Maria Clara, Capim, Firmeza, Baixio, Marimbondo e Xicuru, também serão atendidos pelo programa Caminho da Escola, do Governo Federal.

Os veículos possuem equipamentos de acessibilidade, como cadeira de rodas especial, que pode ser declinada até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Os ônibus também possuem cintos de segurança, além de tacógrafo eletrônico, para não ultrapassar a velocidade máxima permitida, que é de 70km/h.