Pesquisar neste blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Caruaru é uma das cidades com melhor nível de ensino no estado


De acordo com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB- recém divulgado pelo Ministério da Educação, Caruaru encontra-se numa posição de destaque, principalmente se comparada às cidades da Região Metropolitana do Recife.

Dados da pesquisa apontam Recife, Olinda e Jaboatão com uma média de 3.7 e 2.7, para os dois grupos avaliados no IDEB, o ensino fundamental I e ensino fundamental II, respectivamente. Os números de Caruaru são 4.0 e 3.4, na mesma ordem.

Implantação de piso salarial para professores, intensificação dos programas de capacitação dos docentes, distribuição gratuita de fardamento e do reforço da merenda, com o fornecimento diário de leite aos alunos são fatores que contribuíram para que Caruaru esteja entre as primeiras colocadas no ranking dos municípios com melhores ensinos no estado.

Fonte: Caruaru360graus

Paulo Rubem inicia campanha

Oficialmente, a campanha eleitoral já pode ir às ruas. Desta vez, o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) está no 2º mandato na Câmara, e novamente se candidata. O número para votar nele é 1212.

Ele irá buscar o voto nos movimentos sociais, sindicais, populares e também com os formadores de opinião, incluindo as universidades. O quartel general da campanha é na Estrada dos Remédios, 2056, esquina com Avenida Abdias de Carvalho, na Madalena. Quem tiver interesse em receber material do candidato, ligue para o número 3222.5943.

Paulo Rubem vem se destacando no Congresso pela ética na política e no combate à corrupção. Desde 2003, fundou a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e assinou, juntamente com 22 deputados, o Projeto Ficha Limpa, que acaba de ser sancionado pelo presidente Lula. A lei impede a candidatura de pessoas com condenação na Justiça por um colegiado. Para o combate à corrupção já apresentou 8 projetos.

Atualmente, além ser vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Paulo Rubem é titular da Comissão de Direitos Humanos e minorias e da Comissão de Defesa do Consumidor. Este ano, foi convocado para a relatoria do Sistema Nacional de Cultura, e em 2009, do Vale-Cultura.

Anteriormente, foi deputado estadual por 2 vezes e vereador do Recife pelo PT. A luta pela Educação e a intransigente defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras levou Paulo Rubem a se filiar ao PDT, sendo vice-líder do partido pelo 2º ano consecutivo. Politicamente, Paulo Rubem apoia Dilma Rousseff para presidente e Eduardo Campos para governador.

OAB fiscaliza candidatos que querem tirar proveito na Mata Sul


Foto: Presidente da OAB (Henrique Mariano)


Coibir a compra e venda de votos nos municípios pernambucanos devastados pelas chuvas será uma das prioridades da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante o período eleitoral. A entidade, que recentemente lançou a campanha “Vote Limpo” para conscientizar o eleitorado sobre a importância desse direito, vai intensificar as atividades em cidades como Água Preta, Palmares e Barreiros, bastante atingidas pelas enchentes. “A situação é de total calamidade e é preciso que haja engajamento das autoridades em dirimir essa situação o mais rápido possível, pois favorece, inclusive, a compra de voto”, enfatizou o presidente da seccional pernambucana da OAB, Henrique Mariano, durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Segundo ele, terá que haver um tratamento diferenciado com o eleitorado da Mata Sul. “Vamos manter uma fiscalização especial nessa região, para que não haja abuso do poder econômico no período eleitoral”, acrescentou Mariano.

Em Palmares, por exemplo, a campanha já começou. Rosemária Freire Lins, responsável pela subseccional do órgão, recebeu o material já na última terça-feira. “Distribuí as cartilhas entre advogados e deixei numa rádio local para que façam a divulgação da campanha e conscientizem as pessoas”, contou.

Segundo Henrique Mariano, a iniciativa busca garantir o direito pleno dos cidadãos ao voto nessas localidades, somando-se ao trabalho que já vem sendo feito para facilitar a emissão da documentação necessária para a votação, como carteira de indentidade e o título de eleitor. “É importante a participação do cidadão nesses casos, seja por telefone ou e mail. A nossa Ouvidoria está pronta, não só para receber as denúncias, mas para encaminhar e fazer o acompanhamento das apurações das denúncias com os órgãos da justiça”, informou.

VISTORIA

As cidades atingidas pelas cheias, em Pernambuco e Alagoas, serão vistoriadas hoje pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski. A chegada ao Recife está marcada para as 12h45 e, em seguida, fará um sobrevoo de helicóptero sobre Água Preta, Palmares, Barreiros, Cortês e alguns municípios alagoanos. Está previsto que o ministro desça em Palmares para ver o estrago de perto. Às 15h30, Lewandowsky e os integrantes do Tribunal Regional Eleitoral darão uma entrevista coletiva e anunciarão diretrizes para facilitar a retirada de documentos, escolha de locais de votação e a garantia de uma eleição tranquila nas cidades onde houve maior destruição.

Serviço

Veja como denunciar a compra e venda de votos a OAB

E-mail: ouvidoria@oabpe.org.br .Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Ouvidoria OAB: 81.34241012