Pesquisar neste blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

OAB fiscaliza candidatos que querem tirar proveito na Mata Sul


Foto: Presidente da OAB (Henrique Mariano)


Coibir a compra e venda de votos nos municípios pernambucanos devastados pelas chuvas será uma das prioridades da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante o período eleitoral. A entidade, que recentemente lançou a campanha “Vote Limpo” para conscientizar o eleitorado sobre a importância desse direito, vai intensificar as atividades em cidades como Água Preta, Palmares e Barreiros, bastante atingidas pelas enchentes. “A situação é de total calamidade e é preciso que haja engajamento das autoridades em dirimir essa situação o mais rápido possível, pois favorece, inclusive, a compra de voto”, enfatizou o presidente da seccional pernambucana da OAB, Henrique Mariano, durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Segundo ele, terá que haver um tratamento diferenciado com o eleitorado da Mata Sul. “Vamos manter uma fiscalização especial nessa região, para que não haja abuso do poder econômico no período eleitoral”, acrescentou Mariano.

Em Palmares, por exemplo, a campanha já começou. Rosemária Freire Lins, responsável pela subseccional do órgão, recebeu o material já na última terça-feira. “Distribuí as cartilhas entre advogados e deixei numa rádio local para que façam a divulgação da campanha e conscientizem as pessoas”, contou.

Segundo Henrique Mariano, a iniciativa busca garantir o direito pleno dos cidadãos ao voto nessas localidades, somando-se ao trabalho que já vem sendo feito para facilitar a emissão da documentação necessária para a votação, como carteira de indentidade e o título de eleitor. “É importante a participação do cidadão nesses casos, seja por telefone ou e mail. A nossa Ouvidoria está pronta, não só para receber as denúncias, mas para encaminhar e fazer o acompanhamento das apurações das denúncias com os órgãos da justiça”, informou.

VISTORIA

As cidades atingidas pelas cheias, em Pernambuco e Alagoas, serão vistoriadas hoje pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski. A chegada ao Recife está marcada para as 12h45 e, em seguida, fará um sobrevoo de helicóptero sobre Água Preta, Palmares, Barreiros, Cortês e alguns municípios alagoanos. Está previsto que o ministro desça em Palmares para ver o estrago de perto. Às 15h30, Lewandowsky e os integrantes do Tribunal Regional Eleitoral darão uma entrevista coletiva e anunciarão diretrizes para facilitar a retirada de documentos, escolha de locais de votação e a garantia de uma eleição tranquila nas cidades onde houve maior destruição.

Serviço

Veja como denunciar a compra e venda de votos a OAB

E-mail: ouvidoria@oabpe.org.br .Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Ouvidoria OAB: 81.34241012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado e opinião para o PDT/PE