Pesquisar neste blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Trabalhadores de Caruaru recebem nova sede do Cerest

Os trabalhadores de Caruaru receberam nesta última sexta-feira (03) a nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O centro é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa atender as questões relativas à saúde dos trabalhadores e foi criado no intuito de fortalecer as ações relacionadas à saúde dos trabalhadores no país. O Cerest tem abrangência regional e desenvolve suas ações nos 31 municípios da IV regional de saúde.

Uma das suas principais diretrizes é a prevenção, promoção e educação permanente. Na antiga sede não havia espaço para realização destas ações. A nova sede do Cerest vai funcionar na rua Padre José Augusto, 205, no bairro São Francisco. O novo espaço vai continuar promovendo ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Dr. Isaias comparece em competição de damas em Caruaru

Damas é um jogo milenar que transcende diversas gerações. Crianças, jovens e adultos se divertem com esse passatempo de origem desconhecida que se tornou modalidade esportiva.

Os caruaruenses participaram dessa jogada, neste último domingo (5) até esta terça-feira (7), aconteceu o 5º Festival Nacional Asa Branca de Damas, realizado no Polo Caruaru. Nessa edição, mais de 80 competidores de 20 estados brasileiros disputarão a vitória. Entre os participantes, ex-campeões brasileiros na modalidade e também o atual campeão mundial, o polonês Janick.

O presidente do PDT/Recife, Dr.Isaias Gomes (PDT-PE), candidato a deputado federal pelo número 1240, esteve presente nesta segunda-feira (6) ao evento, aproveitando a sua viagem à capital do agreste para manter contato com as suas lideranças políticas. "É muito importante incentivar essa prática principalmente nas escolas, não apenas damas, mas também o xadrez. Esses jogos estimulam o raciocínio das pessoas", disse o candidato.

Representantes de movimentos estudantis se reuniram com Paulo Rubem

Na tarde desta última segunda-feira 06/09, o candidato à reeleição para deputado federal, Paulo Rubem (PDT), se reuniu com representantes de entidades estudantis. O encontro aconteceu no Centro Cultural Manoel Lisboa, no bairro da Encruzilhada, Recife.

Estavam presentes membros do Comitê Estadual da Juventude do Partido Comunista Revolucionário (PCR) e diversos universitários e secundaristas.Um dos temas abordados pelo pedetista foi a falta de espaço para debates em Universidades e Escolas, para que os jovens conheçam as propostas dos candidatos, tenham consciência política e não vendam seus votos, exercendo assim a cidadania plena.

O candidato disse ainda que o grande desafio é identificar os mandatos que têm história, ampliar a bancada na luta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ele enfatizou que os eleitores devem conhecer a vida pública dos candidatos, saber quais foram as suas trajetórias políticas.

Eleitores têm até o dia 23 de setembro para retirar a segunda via do título

Uma das novidades das eleições deste ano é que os eleitores deverão apresentar dois documentos na hora da votação, um de identificação com foto e o título de eleitor. As pessoas que tiverem perdido o título deverão retirar a segunda via gratuitamente até o dia 23 de setembro no cartório onde é cadastrado.

Para ter a segunda via do documento, os eleitores devem levar qualquer documento oficial com foto. Nas antigas eleições, as pessoas poderiam votar apenas com a identidade, porém, com a nova lei 12.034, aprovada no ano passado, a exigência mudou.

Já as os eleitores que necessitam transferir o título podem solicitar pela internet através do Título NET e levar o protocolo gerado até o cartório eleitoral correspondente à rua de sua residência em até cinco dias corridos. Os interessados devem entregar, juntamente com o protocolo, os comprovantes de votação das eleições anteriores, RG ou outro documento de identificação. A transferência também pode ser feita no próprio cartório eleitoral onde o eleitor tirou a primeira via do documento. As eleições deste ano acontecem no dia 3 de outubro.

Veja abaixo a lista dos documentos que serão aceitos para comprovar a identidade no dia das eleições:

- carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais);

- certificado de reservista;

- carteira de trabalho;

- carteira nacional de habilitação, com foto.

ATENÇÃO: Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas. Nem Carteira de Estudante

Terraplanagem e recomposição do piso chegam ao Luiz Gonzaga

A Secretaria de Comunicação Social informa que esta semana uma equipe da Secretaria de Infraestrutura irá realizar o serviço de terraplanagem na rua Escritor Nelson Barbalho.

Estão sendo realizadas obras de correção do piso das ruas e do aterramento em pontos esburacados pelas chuvas em todos os bairros de Caruaru que necessitam de tais serviços.

Além da Nelson Barbalho, outras artérias centrais e secundárias do Luiz Gonzaga serão beneficiadas com os serviços. Quanto ao calçamento, é obra de responsabilidade dos proprietários do loteamento.

Juíza debate propaganda nas calçadas

Para dis­ci­pli­nar a pro­pa­gan­da na Capital, a coor­de­na­do­ra da Comissão de Propagan­da do Tribunal Regional Eleito­ral (TRE-PE), Ana Cláudia Bran­dão, pro­mo­ve hoje uma reu­nião com os re­pre­sen­tan­tes ju­rí­di­cos das co­li­ga­ções. O ob­je­ti­vo é de­sa­fo­gar as prin­ci­pais vias da ci­da­de, evi­tan­do con­fron­tos entre os mi­li­tan­tes e me­lho­ran­do a tra­ves­sia de car­ros e pe­des­tres. Por isso, será es­ta­be­le­ci­do um sis­te­ma de ro­dí­zio diá­rio de forma que cada co­li­ga­ção tenha ex­clu­si­vi­da­de na ocu­pa­ção das cal­ça­das. “É uma me­di­da drás­ti­ca já que as me­di­das pe­da­gó­gi­cas não tem se mos­tra­do efi­ca­zes. Impressiona a quan­ti­da­de de de­nún­cias que a co­mis­são está re­ce­ben­do dos pe­des­tres”, ex­pli­cou a juiza.

Pedestres e mo­to­ris­tas que cir­cu­lam dia­ria­men­te nas vias do Recife não es­con­dem a ir­ri­ta­ção com o ex­ces­so de pro­pa­gan­da elei­to­ral que são obri­ga­dos a en­ca­rar. As cal­ça­das estão to­ma­das de pla­cas e ban­dei­rões que di­fi­cul­tam a pas­sa­gem de pe­des­tres e a cir­cu­la­ção dos con­du­to­res. Não bas­tas­se o trans­tor­no ao elei­tor, esse tipo de di­vul­ga­ção tem ge­ra­do tam­bém con­fu­são entre os mi­li­tan­tes pagos para o tra­ba­lho.

Segundo in­for­ma­ções de Ana Cláudia, as ave­ni­das Aga­menom Magalhães e Boa Via­gem são as mais pro­ble­má­ti­cas, bem como a 17 de Agosto, no bair­ro de Casa Forte. “O que ocor­re é que as res­tri­ções es­ta­be­le­ci­das pela lei (9.504/97), estão le­van­do a um uso ex­ces­si­vo das pro­pa­gan­das per­mi­ti­das”, es­cla­re­ceu. Ana Cláudia Brandão re­co­nhe­ceu que a me­di­da está sendo to­ma­da tar­dia­men­te uma vez que o nú­me­ro de in­fra­ções su­pe­rou a mar­gem pre­vis­ta pela coor­de­na­ção de pro­pa­gan­da.


Fonte: Folha de Pernambuco