Pesquisar neste blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

135 milhões de brasileiros aptos a votar

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou hoje que 135,8 milhões de brasileiros poderão votar na eleição de outubro, o que representa um aumento de 7,8% comparado ao pleito de 2006. A surpresa no perfil do eleitorado foi uma redução no número de eleitores de 16 e 17 anos. Os jovens nessa faixa etária aptos a votar totalizam 2,39 milhões. Em 2006, esse grupo somava 2,55 milhões de eleitores, segundo a Agência Estado.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, afirmou que apesar de as campanhas estimularem o voto dos jovens, houve uma redução nesse eleitorado. Segundo ele, esse é um fato novo. "Trabalho no TSE há 14 anos. Nos últimos 10 anos tivemos números crescentes. Esta é uma tendência a se estudar", disse.

Janino afirmou que o perfil do eleitor médio brasileiro são as mulheres com idades de 25 a 34 anos. As mulheres são a maioria dos votantes em quase todo o País, com exceção dos Estados de Mato Grosso, Pará, Roraima e Rondônia. Na faixa de 25 a 34 anos estão 24,1% dos eleitores. Os votantes com idades de 45 a 59 anos totalizam 22,6% do eleitorado.

O Estado de São Paulo permanece como o maior colégio eleitoral brasileiro. Segundo os dados divulgados pelo TSE, em São Paulo estão 22,3% dos eleitores do País. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 10,6% dos votantes e em terceiro, o Rio de Janeiro, com 8,5% dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado e opinião para o PDT/PE