Pesquisar neste blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hospital Dom Hélder Câmara começa a funcionar


O governador Eduardo Campos (PSB) e o seu vice, João Lyra Neto (PDT/PE), inauguraram, na tarde da última quinta-feira (1º), o Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara (HDC), localizado às margens da BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho. A unidade iniciou as operações com 30% de sua capacidade e deve atingir os 100% em 90 dias. O atendimento aos pacientes começou logo após o ato de inauguração, que teve ainda a presença de diversas autoridades e do atual secretário de Saúde, Frederico Amâncio.


"Como em toda grande unidade hospitalar, é preciso implantar os serviços aos poucos, com o treinamento dos profissionais e a testagem dos equipamentos. É dessa forma que o hospital atinge sua plena atividade, de forma mais eficiente", explicou o vice-governador João Lyra Neto, ex-secretário de Saúde.

A exemplo do Hospital Miguel Arraes, o Dom Hélder é uma unidade referenciada, ou seja, destinada a pacientes encaminhados por Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos. Esse é um modelo de gestão que visa otimizar os serviços e fazer com que doentes graves não disputem espaço com pacientes com viroses, febres e pequenos cortes.

Batizado com o nome do ex-arcebispo de Olinda e Recife, o Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara possui o mesmo projeto arquitetônico do Hospital Miguel Arraes, com capacidade para realizar procedimentos de média e alta complexidade, atendimento de urgência e emergência, internação e atendimento ambulatorial de egressos da emergência.

A unidade foi construída em uma área de 12.734 metros quadrados e dividida em quatro pavimentos. O hospital conta com 157 leitos distribuídos nas enfermarias de clínica médica, cardiologia clínica e cirúrgica e traumato-ortopedia, unidade de cuidados intensivos (UTI geral com 28 leitos) e observação na emergência. No total, foram investidos mais de R$ 80 milhões com a construção e compra de equipamentos.

Funcionando 24 horas por dia, a unidade conta com cerca de 800 profissionais e tem capacidade para realizar, anualmente, 29.400 consultas, 7.900 internações, 202 mil procedimentos de diagnóstico (laboratório e radiologia) e 51.840 atendimentos de urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado e opinião para o PDT/PE