Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PDT na briga pelo aumento do salário mínimo

Após um dia inteiro de negociações sobre o salário mínimo, os aliados de Dilma davam como quase certa a aprovação do novo salário mínimo de 545 reais já na próxima semana. O ‘quase’, no caso, se deve à resistência de um dos partidos da base governista, o PDT, liderado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP). O governo quer transformar a aprovação rápida do mínimo numa demonstração de força no Congresso. A recusa do sindicalista Paulinho em engolir o valor imposto por Dilma, somada à reação dos oposicionistas, pode estragar essas pretensões.

O Planalto quer votar o projeto de lei com o valor do novo mínimo na próxima terça. A exceção é o PDT. Destacado por Dilma para costurar os acordos com os parlamentares da base, Vacarezza conversou nesta terça com Paulinho, que pede um mínimo de 580 reais. Mais uma vez, não conseguiu convencê-lo.

Ao longo do dia, líderes no Senado e na Câmara se reuniram para discutir o teor do projeto que, além do valor do novo mínimo, determinará a chamada política de valorização do piso nacional até 2014 – e não mais 2023, como previa a medida provisória assinada pelo ex-presidente Lula nos últimos dias do governo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado e opinião para o PDT/PE