Pesquisar neste blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A caminhada do grande Guilherme Uchoa

Formado em licenciatura plena em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Guilherme Uchôa exerceu essa função durante oito anos no Colégio João Pessoa Guerra, em Igarassu. Como funcionário público foi escrevente da Polícia Civil, onde permaneceu por dez anos.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, advogou em diversas prefeituras do interior pernambucano. Tornou-se juiz de Direito, por meio de concurso público, tendo exercido a função nas Comarcas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e do Recife. Foi também coordenador de propaganda eleitoral no pleito de 1990.

Na campanha eleitoral de 1994, o deputado Guilherme Uchôa foi eleito com 16.137 votos pelo PMDB, sagrando-se majoritário nos municípios de Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Agrestina, além de ter tido expressiva votação em Abreu e Lima, Paulista, Sertânia e Olinda. Já no seu primeiro mandato, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, no biênio 1995/1996. Anos depois estava no PDT/PE onde é o único deputado estadual do partido.

Dentre os trabalhos já realizados, pode-se destacar o apoio ao aluno do Ensino Fundamental e Médio; à recuperação do patrimônio cultural do Parque das Esculturas de Fazenda Nova; à pavimentação do entorno do município de Sertânia; da PE-070 em Ribeirão; da PE-082 em Aliança; da PE-27 em Araçoiaba/Chã de Cruz.

Foto de candidatura
Além disso, ações no sentido da implantação de calçamento em comunidades carentes, construção de pontes, quadras poliesportivas, barragens, instalação de telefones públicos, linhas de ônibus e abrigos, saneamento básico, construção e reforma de escolas públicas, passarelas de metal, segurança nas escolas, criação de Delegacias da Mulher e do Idoso, viabilização de máquinas de hemodiálise e outras ações em benefício de portadores de necessidades especiais.

Uchôa também já recebeu diversas homenagens. Foi agraciado com a Condecoração Tiradentes - Honra ao Mérito - conferida pelo TRE; Medalha Joaquim Nabuco, conferida pela Assembléia Legislativa do Estado; Medalha do Mérito - Desembargador Nunes Machado - do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco; Medalha do Mérito Policial Militar, concedida pela Polícia Militar de Pernambuco, após aprovação do governador Eduardo Campos; além de Títulos de Cidadão dos municípios de Olinda, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte e Agrestina.

Novamente eleito presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco para o biênio 2009/2010. Neste espaço de tempo, em que está à frente da Presidência da Casa, Uchôa já comandou interinamente o Governo do Estado, a convite do governador Eduardo Campos,e vem marcando seu estilo de administrar priorizando ações e projetos.

O deputado ainda explicou como o PDT/PE vem se preparando para as eleições de outubro. “Vou me esforçar ao máximo para fortalecer ainda mais o partido. Sou o único deputado estadual do PDT e temos dois candidatos com chances claras de eleição; Pedro Serafim Neto, atual prefeito de Ipojuca e Josafar Botafogo. Isso pode consolidar o crescimento da bancada. Temos um vice-governador na chapa de Eduardo Campos, que também é muito importante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado e opinião para o PDT/PE