O município de Garanhuns aderiu a Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, e deverá ser contemplado com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O serviço ajuda a organizar o atendimento na rede pública de saúde, prestando socorro à população em casos de emergência.
De acordo com a gerente de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Karla Lima, o Projeto foi elaborado e encaminhado a Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde. “Após esta fase, o Governo realiza uma vistoria para constatar a viabilidade de implantação”, explica.
Garanhuns, como sede, de outros Municípios do Agreste Meridional, deve receber uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado, mais conhecida por UTI Móvel. As Unidades de Suporte Básico atendem aos casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. Já as UTIs móveis são equipadas com tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia. O SAMU atenderá Garanhuns e alguns municípios circunvizinhos.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O SAMU atende por meio de uma Central de Regulação, que recebe ligações através do número 192. O socorro é realizado após chamada gratuita. Depois do diagnóstico da situação, é designada uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local, ou, de acordo com a gravidade do caso, é enviada uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.
“A chegada desses equipamentos vai permitir a organização do atendimento de urgência no Município, ou seja, mais agilidade no salvamento de vidas”, registra Ana Karla Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado e opinião para o PDT/PE