Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Comitê Contra a Corrupção Eleitoral

Com o objetivo de auxiliar no processo de moralização das eleições, a Arquidiocese de Olinda e Recife, junto com a seccional estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), lançam, hoje, o Comitê Contra a Corrupção Eleitoral. A iniciativa visa orientar à população sobre as normas estabelecidas pela legislação eleitoral, além de servir como espaço para recebimento de denúncias sobre as irregularidades que venham a ser cometidas pelos candidatos, até o pleito de outubro. O lançamento será realizado, a partir das 14h, no auditório do bloco G1 da Unicap.

O ato terá a participação de presidentes e membros de partidos, estudantes, advogados e integrantes da Igreja Católica. A cerimônia de inauguração será comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, além do presidente da OAB/PE, Henrique Mariano. “Nosso papel, enquanto sociedade civil, é auxiliar para que os candidatos sejam eleitos por vocação e não por interesse pessoal. Estamos fortalecendo o anseio da sociedade por mais ética na política”, avaliou Mariano.

O comitê funcionará no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicap (Astepi), composto por estudantes do curso de Direito. Eles serão os responsáveis por atender os cidadãos, recebendo as denúncias e encaminhando-as, posteriormente, à ouvidoria da OAB-PE, que, por sua vez, formalizará as queixas à Justiça Eleitoral. No local, também serão distribuídas as cartilhas da campanha “Vote Limpo”, também capitaneada pela OAB, em prol da conscientização do voto. O espaço já estará aberto à população, a partir de amanhã, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30.

CARAVANA

Hoje também será dado o pontapé inicial da Caravana da Cidadania, projeto do Instituto Egídio Ferreira Lima (IEFL), cuja proposta é promover discussões sobre direito eleitoral, o papel dos órgãos judiciários e os diversos tipos de violência em 50 cidades do Estado. A primeira parada será em Arcoverde, às 19h, na subseccional da OAB. No evento de abertura, participarão o presidente da entidade, Eduardo Pugliesi, ministrando uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, e o advogado Carlos Neves Filho, promovendo um debate sobre a Lei Ficha Limpa. Em cada município, também serão aplicados questionários junto à população a fim de mapear o funcionamento de suas redes jurídica e social. Amanhã, a Caravana segue para Surubim.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado e opinião para o PDT/PE